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A avaliação fonoaudiológica especializada em linguagem é o procedimento de coleta de informações e dados, direcionado para a investigação de habilidades, alterações e dificuldades que envolvam: • Processos comunicativos não verbais; • Linguagem Oral (atraso na aquisição); • Linguagem escrita e leitura (distúrbios de aprendizagem); • Fala (omissões, substituições e distorções na produção dos fonemas); • Motricidade Orofacial (condições anatômicas e funcionais das estruturas bucais); • Voz (qualidade e intensidade vocal) O fonoaudiólogo no tratamento de crianças com autismo melhora os sintomas comportamentais, linguagem e comunicação verbal e não verbal. A intervenção precoce e continua do fonoaudiólogo é de extrema importância para que o quadro evolua satisfatoriamente, nos aspectos que incluem a comunicação geral. Desse modo, é possível promover o desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva, gestual, oral e escrita. O processo de avaliação fonoaudiológica inclui entrevistas com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, aplicação de testes e procedimentos para identificar as habilidades e as fragilidades no desenvolvimento. Na maioria dos casos, é realizado contato com a escola para maior conhecimento do desempenho escolar do paciente. Além da avaliação clínica, o fonoaudiólogo poderá, se necessário, solicitar avaliação com outros profissionais, como o psicólogo ou neurologista. Poderá, ainda, requerer exames da área fonoaudiológica, como por exemplo, a Audiometria e o exame de Processamento Auditivo. A Audiometria é um exame objetivo e simples que permite detectar se o indivíduo escuta normalmente, ou seja, verifica a acuidade auditiva. O Processamento Auditivo permite-nos avaliar diferentes habilidades auditivas, como o paciente interpreta, se processa mentalmente a informação auditiva de forma correta e eficiente. Atualmente, muitas pesquisas têm demonstrado uma correlação entre alterações de Processamento Auditivo e dificuldades na área da linguagem ou aprendizagem escolar.
A avaliação psicopedagógica é a investigação do processo de aprendizagem da criança / adolescente visando entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado. Inclui entrevista(s) inicial(is) com os pais ou responsáveis, análise do material escolar, aplicação de diferentes modalidades de atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência e dificuldades apresentadas.
Os terapeutas ocupacionais buscam promover, manter e desenvolver as habilidades necessárias para que as crianças com autismo sejam funcionais nos ambientes que participa e está inserida. Propiciando aprendizagem, autoestima, autoconfiança, independência e interação Social. Isto levando em conta as capacidades e necessidades físicas, sociais, emocionais, sensoriais e cognitivas. Outro papel fundamental deste profissional no tratamento é avaliar e intervir nos distúrbios do processamento sensorial da criança, auxiliando na remoção das barreiras presentes no processo de aprendizagem, tornando-as mais calmas e concentradas. O Acompanhamento Terapêutico (AT) é uma prática de atendimento clínico-terapêutico que se caracteriza em promover práticas que venham de encontro a produção de saúde mental, de forma integral, fazendo uma interlocução entre o sujeito e o social. Acompanhar é um ato de movimentar-se para construir e re-construir práticas que visem a autonomia e o convívio na sociedade, através de um projeto de vida possível para o sujeito. Estar acompanhado é contatar-se com a realidade. A autonomia e o convívio social são pilares que transitam na vida itinerante de cada sujeito, por isto, movimentar-se no mundo do outro é produzir saúde a partir do que aquela realidade tem para a oferecer.
Descrição em breve.
Nosso serviço de orientação de estudos inclui a apresentação de um conjunto de técnicas com objetivo de desenvolver métodos eficazes de estudos em 3 grandes áres: • Organização; • Formas de estudar; • Estratégias durante a prova. Dentro da área de organização, ensinamos técnicas para ordenação do espaço, do tempo, material e estratégias de planejamento sequenciado e hierárquico de afazeres. Nas formas de estudar discutimos a necessidade de fracionamento do conteúdo, métodos de anotações em aula e de revisão, como: mind-maps, flash cards, além do uso da tecnologia. Com relação as estratégias durante a prova, discutimos técnicas de compreensão de texto, planejamento das respostas e além de outras estratégias para o bom desempenho do aluno.
A Avaliação Psicologica diz respeito a um procedimento de levantamento de informações a respeito de um paciente ou cliente, com o propósito de tomada de decisão, podendo ser avaliadas características como inteligência, personalidade, interesse, entre outros.
A reabilitação e o treino cognitivo tem como objetivo potencializar ao máximo os recursos intelectuais do sujeito mediante um treino das funções mais comprometidas, através de um conjunto de técnicas que permitem alcançar um maior rendimento nas atividades cognitivas, assim como uma melhor integração e adaptação socio-afetiva. A estimulação cognitiva específica, realizada diariamente, pode melhorar áreas cerebrais estimuladas. O tratamento pode ser utilizado em diferentes faixas etárias. GINÁSTICA MENTAL (COGMED) – R$ 1500,00 licença para utilização são aproximadamente 3 meses de utilização de 3 a 5x por semana, melhoras de no mínimo 20% na Memória Operacional (crianças à idosos). Pacotes diferenciados para empresas e escolas.
Com foco voltado para atendimentos multidisciplinares de crianças e adolescentes, a AMAIS acredita que um tratamento eficiente e precoce sempre se inicia com conhecimento acerca do paciente e de sua dificuldade. O termo avaliação ou terapia multidisciplinar descreve a parceria entre diversos profissionais da área da saúde, para a avaliação diagnóstica e o tratamento de um paciente. A AMAIS conta com equipe de psicólogos, fisioterapeutas, pedagogo, nutricionista, fonoaudiologia, terapeuta Ocupacional, psicomotricista, biomédico, podendo haver a atuação de outros profissionais ou especialidades que se façam necessários. Assim, uma vez finalizada essa investigação e concluindo-se que a criança ou adolescente apresente algum transtorno, essa equipe sugere a abordagem terapêutica a ser instituída. Os objetivos de terapia têm de ser tratados em conjunto e em harmonia, bem como as avaliações subsequentes da evolução. Mais importante que a presença de vários profissionais cuidando de uma criança é que haja uma troca profunda e regular entre eles. Quando em atendimento multidisciplinar, esses profissionais irão reunir e analisar mensalmente as informações de cada área envolvida para tratar as questões e alinhamentos da evolução do caso, podendo incluir orientações à escola, pais, familiares ou responsáveis pela criança ou ao atendido, de forma a integrar o contexto no qual está inserido, procurando assim assessorar todos os envolvidos no tratamento e promover o melhor desenvolvimento das potencialidades, desenvolvimento humano e real evolução de cada caso. Tratar uma criança com dificuldades escolares, motoras, sensoriais ou cognitivas é um trabalho complexo, mas com bons resultados, entretanto deve ser realizado por uma equipe unida e que trabalhe pelos mesmos objetivos, com cada especialista somando forças com sua expertise para que tenhamos crianças bem adaptadas, integradas e felizes.